A Evolução do TPM
25 de fev. de 2024
Confira o artigo:
A evolução do TPM de geração para geração foi algo muito significativo. Com o passar dos anos o TPM foi se adaptando cada vez mais às necessidades das empresas, gerando resultados de destaque nas atividades das mesmas.
GERAÇÃO DE 1971 A 1989
O TPM (Total Productive Maintenance) estava baseado em 5 pilares cujas atividades práticas focalizavam o seguinte:
1. Melhoria específica para o aumento da eficiência dos equipamentos2. Estruturação da Manutenção Autônoma3. Estruturação da Manutenção Planejada do setor de manutenção4. Treinamento para o aumento das habilidades operacionais e de manutenção5. Estruturação do Controle Inicial dos equipamentos
Quadro 1. Os cinco Pilares do TPM. (NAKAZATO – JIPM)
Essas atividades de melhoria da produtividade por meio do aumento da eficiência global dos equipamentos ou das plantas contribuíram enormemente para a prosperidade do setor industrial do Japão durante a fase de alto crescimento econômico. Nakazato (2000) posiciona o TPM dessa fase como de primeira geração. As atividades para o aumento da eficiência global são muito úteis para o fortalecimento da estrutura das linhas de produção e para a formação de uma infraestrutura sólida para a produção, motivo pelo qual não podem ser, de forma alguma, desprezadas, apesar de pertencerem à primeira geração. Tudo isso está sendo utilizado até os dias de hoje como técnicas importantes e imprescindíveis para o aumento da eficiência.
A Loss Prevention tem um time especializado para ajudar as empresas de todos os segmentos, com cursos de TPM, assessorias, diagnósticos e preparação para assessment.