Venha conhecer um pouco mais sobre a história do TPM em nossas postagens no Blog LP!
Feb 25, 2024
Confira o artigo:
Estamos na quarta geração de uma metodologia que se posicionou como Método de Gestão de grandes organizações.
Trabalha sob forma de criticidade, com árvore de custos, criticidade do ativo, criticidade das perdas, portanto tem estratégia atrelada a da organização e se mede.
Vamos apresentar em nosso blog uma serie de matérias que trazem o desenvolvimento desta metodologia da qual temos uma equipe especializada para realização dos cursos TPM, assessorias, diagnósticos e preparação para assessment ao premio TPM/JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance – Tokyo).
Metodologia TPM
O TPM (Total Productive Maintenance), que é um sistema japonês cuja sigla representa a Manutenção Produtiva com a Participação de Todos, foi criado em 1971, baseado no PM (Manutenção Preventiva ou Manutenção Produtiva), conceito introduzido dos EUA em 1950 e ao longo de 1960. Subsequentemente, em 1970 até 1980, o TPM foi se desenvolvendo gradualmente e passou a ser um dos programas mais importantes aplicadas pelas indústrias no mundo todo graças aos resultados alcançados com sua aplicação. (SHIROSE, 1997)
O TPM permeia estruturas inteiras de companhias, em todas as partes do mundo, isto é evidenciado por um forte aumento no número de empresas que têm recebido o prêmio PM baseado no TPM, pelo deslocamento do TPM do setor de produção para TPM empresarial, e o crescente número de países nos quais o TPM é praticado.
A definição do TPM, apresentado pela 1ª vez em 1971, estava restrito dentro do departamento de produção, sendo que as atividades do TPM foram sendo expandidas, de modo que este transpassou o departamento de produção para ser implementado em toda a empresa. Isto conduziu a uma nova definição do TPM para acomodá-lo com a visão empresarial.